Giuseppe Antonio Landi, o Bibiena do Equador - A Medida do Eldorado. A vida e as proezas dos emiliano-romanholos pelas Américas
 
Giuseppe Antonio LANDI o Bibiena do Equador
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Não te admirais, oh Estudioso de Arquitetura, que aos egrégios modelos dos tantos claríssimos mestres, que aqui te apresento, eu acrescentei alguns meus, porque eu o fiz, não certamente porque eu penso que seja digno de tal comparação, nem que possam ajudar-te, mas para que tu vejas, que aquela estrada, que aos outros indico, aquela é a que eu procuro, e que eu julgo a melhor. Assim, soubesse eu por ela avançar-me, mas não tendo para isso bastante força, gozarei ao ver que tu o farás, onde possa esperar-se, a mercê dos teus estudos, que a Arquitetura abrigue finalmente à antiga gloria. Vive feliz. (Dedicatória de Antonio Giuseppe Landi aos estudiosos de arquitetura em: Disegni di architettura tratti per lo più da fabbriche antiche ed intagliate da Giuseppe Landi)
 
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Landi naturalista

Nos primeiros séculos da exploração da Amazônia, a tentativa de reproduzir fielmente o surpreendente e variado mundo natural teve como obstáculo a ausência de artistas que se aventurassem por esta parte do Atlântico. Os poucos desenhos usados para acompanhar os mapas ou ilustrar os relatórios de cronistas nos séculos XVI e XVII, são realizados em base a relatos. Foram os holandeses, no breve período em que ocuparam o Nordeste (1630-1654), que produziram imagens riquíssimas da flora, da fauna e das paisagens brasileiras.

Somente com a chegada de Giuseppe Antonio Landi, desenhador e arquiteto, e dos ilustradores que acompanharam a Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira é que tem início a documentação cientifica e artística do grande patrimônio zoológico e botânico da Amazônia.
Landi chega ao Brasil em 1753, ano em que Carl Nilsson Linnaeus, considerado o pai da moderna classificação cientifica dos seres viventes, publica o seu livro Species Plantarum, ponto de partida da nomenclatura botânica.
Em 1755 o Governador Mendonça Furtado encarrega Landi de ocupar-se de História Natural, da qual não tinha nenhuma competência. Mesmo assim Landi se empenha de coração e pede instrumentos óticos adequados e uma bibliografia sobre o assunto.

Mendonça Furtado encarrega seu irmão, o famoso primeiro ministro Marques de Pombal, para que adquirisse o material necessário, inclusive um bom microscópio “... para examinar pequenas plantas e sementes…” além de um livro sobre plantas americanas de um bom autor e bem impresso. Landi provavelmente nunca recebeu o que pediu, pois, em 1772, ao tratar as plantas e animais da Capitania do Grão Pará, ainda ignorava o que já tinha sido publicado na Europa naqueles anos. Os seus únicos autores de referência são Pier Andrea Mattioli, Ulisse Aldrovandi e um certo Salmon que poderia ser Thomas Salmon autor do livro O presente Estado de todos os países e povos do mundo natural, político, e moral, com novas observações dos antigos e modernos viajantes, editado em 1738, e que provavelmente era de sua propriedade.

A classificação de Landi é datada, usando a tradição grega de repartir os animais com base ao elemento em que viviam (aquáticos, terrestres, aéreos).


Reprodução da folha de rosto do manuscrito original de Landi da Descrizione di varie piante, frutti, animali, passeri, pesci, biscie, rasine, e altre simili cose che si ritrovano in questa Cappitania Del Gran Pará, guardado na Seção de Manuscritos da Biblioteca Municipal do Porto, códice 542, em Portugal. A  data mais provável desse manuscrito é de 1772 (Biblioteca Digital Fórum Landi)

Em 1772 escreve a obra Descrição das várias Plantas, Frutas, Animais,/ Pássaros, Peixes, Cobras, raízes e outros similares / coisas que se encontram nesta Capitania do / Gran Pará, as quais todas Antonio Landi dedica a sua Excl.cia o Sr. Luiz Pinto de Souza / Cavaleiro de Malta, e Governador de Mato Grosso /o qual com grande fadiga e diligência investigou / muitíssimas coisas relativas á história natural e com as quais se poderá formar um enorme / volume em vantagem da República Literária.



Ao descrever a flora e a fauna, que provavelmente estava presente na sua fazenda Murutucú incluindo algumas espécies que tinha podido observar no Rio Negro em 1755, Landi expõe sua opinião sobre a qualidade das plantas e dos animais, confrontando-os com outros. Seus comentários, mais do que de um apaixonado pela natureza, parecem ser de interesse utilitário e comercial, dirigido principalmente à agricultura com particular preocupação pela aclimatação das espécies. Esse seu modo, cheio de espírito iluminista, corresponde perfeitamente aos concretos interesses da Coroa Portuguesa, influenciando a descrição das plantas destinadas à alimentação como à medicina, as madeiras, os pássaros e peixes comestíveis, os animais úteis.


Colecção Alexandre Rodrigues Ferreira

Prospectos de cidades, villas, povoações, fortalezas e edificios, rios, cachoeiras, serras, etc. da Expedição Philosophica do Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá (1784-1792) (109 desenhos de Codina e Freire)


Museu Bocage/Museu Nacional de Historia Natural-Universidade de Lisboa
  1. Museu Bocage/Museu Nacional de Historia Natural-Universidade de Lisboa. Ferreira, Alexandre Rodrigues, Desenhos de gentios, animais quadrúpedes, aves, amphibios, peixes e insectos da Expedição Philosophica do Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá, vol.I-ARF 33. Viagem ao Brasil 1
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